Cânion de Xingó e os espetaculares caminhos do Rio São Francisco

Cânion de Xingó e os espetaculares caminhos do Rio São Francisco

“Ah, mas eu nem sonhava que um lugar desses existisse no Brasil!”. É o que muita gente diz depois de fazer um dos melhores passeios do país – e também ainda pouco conhecido. Uma beleza inédita com sabor de descobrimento. Vamos ver um pouco mais sobre esse roteiro?

Em pleno semiárido nordestino, em Canindé do São Francisco, a 213 quilômetros de Aracaju, o Cânion de Xingó, com seu lago navegável, o 5º maior do mundo, oferece deslumbramento em cada reentrância de seus paredões rochosos com mais de 60 metros de altura.

De escuna, catamarã ou lancha, percorrer esse mar em pleno sertão é uma sucessão de belas imagens, geradas pela evolução dos pássaros ao entardecer e pelas formas de seus rochedos, identificados um a um pelos ribeirinhos.

A profundidade do lago varia entre 15 e 190 metros. Todos os passeios incluem paradas para mergulho. Um dos melhores pontos é a Gruta do Talhado – conforme dizem os amantes da natureza, um dos 10 destinos mais bonitos do Brasil. Sua extensão de 60 quilômetros banha Sergipe, Alagoas e Bahia. É mágico e a experiência não tem igual.

Rota do Cangaço

Outras opções de passeios no Rio São Francisco estão disponíveis, como a visita ao Cangaço Eco Parque. O local oferece diversas atrações: esportes náuticos, banho no Rio São Francisco, redário, árvores frutíferas e passeio a cavalo. É caminho para a Grota de Angico, lugar onde foi morto, em 1938, Lampião e mais nove integrantes do seu bando.

Para chegar ao monumento natural é preciso seguir pela trilha de Angicos durante aproximadamente 25 minutos. O turista pode escolher dois caminhos por terra, desde Canindé do São Francisco ou do município vizinho de Poço Redondo, ou pelo Rio São Francisco, a partir de Canindé. O trajeto até o local da morte de Lampião é uma atração à parte nos 700 metros do passeio: o turista depara-se com a caatinga, com suas árvores sem folhas e diversos cactos, e encontra muitos animais silvestres, como calangos e saguis. É neste pequeno vale que ficam duas cruzes e uma placa com o nome de Lampião e Maria Bonita.

Cânion de Xingó e os espetaculares caminhos do Rio São Francisco 1

Fazenda Mundo Novo

A Fazenda Mundo Novo é outro atrativo de Canindé do São Francisco. Com uma área de 700 hectares, a fazenda fica no meio do sertão e é um dos lugares de maior preservação da caatinga nordestina em toda área. Há mais de mil espécies de plantas da caatinga. O destaque maior fica por conta do conjunto de rochas que foram formadas, esculpidas e moldadas pelo tempo, e é no meio destas belezas naturais que aparecem registros da pré-história: pinturas rupestres de mais de nove mil anos e dez sítios arqueológicos que em sua grande maioria já foram registrados por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Cachoeira do Lajedão

Ainda pouco explorada, a cachoeira do Lajedão, localizada em Canindé do São Francisco, cidade a 174 km de Aracaju, possui 15 metros de altura e oferece um cenário de pura beleza aos visitantes. Antes de aproveitá-la, entretanto, é preciso caminhar durante 15 minutos em uma trilha pouco amigável. O trajeto de caatinga tem 450 metros, é bastante reclinado e conta com pedras escorregadias que exigem do visitante bom condicionamento físico, além de muita atenção.

Trilha Vale dos Mestres

Para quem gosta de aventura, essa trilha é emocionante. Com duração média de uma hora e vinte minutos, o percurso saindo de Canindé do São Francisco tem caminhada com trechos arenosos, travessia de riacho e passagem por formações rochosas. Nesta trilha, o aventureiro também poderá observar de perto a caatinga e encontrar sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de três mil anos. No final, o encontro com o Lago de Xingó fecha a caminhada com chave de ouro.

Cânion de Xingó e os espetaculares caminhos do Rio São Francisco 2

Ficou impressionado, não foi? Agora imagine sentir de perto todas essas belezas. É pra se desligar da rotina e se reconectar com a vida mesmo!

Deixe nos comentários qual dos trechos foi o seu preferido, faça as malas e venha conhecer.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *