10 destinos com praia e sol o ano inteiro em Sergipe!

10 destinos com praia e sol o ano inteiro em Sergipe!

Aracaju, a capital brasileira da qualidade de vida, seduz com sua jovialidade, beleza e tranquilidade. Sol, praias, manguezais, ruas, avenidas e praças arborizadas se harmonizam para atrair e surpreender os visitantes – além de sua orla, considerada uma das mais bonitas do Brasil, com o maior centro de lazer a céu aberto e equipamentos para divertimento em toda a sua extensão.

Estamos falando da Orla de Atalaia! Um complexo de turismo e lazer integrado por restaurantes, bares e hotéis, complementados com uma invejável infraestrutura de quadras de esportes, pista de skate e Motocross, kartódromo, parques infantis, lagos, oceanário, praça de eventos e fontes luminosas.

São 30 km de praias, a começar pela praia dos Artistas, na Coroa do Meio, no início da Orla da Atalaia, até o encontro com a foz do Rio Vaza Barris.

Com águas mornas e extensas faixas de areia, as praias permitem boas caminhadas junto ao mar, um diferencial do nosso litoral em relação às demais capitais do Nordeste.

As praias de Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos e Mosqueiro reúnem, à beira-mar, inúmeros restaurantes e bares, conhecidos como barracas de praia, com toda a infraestrutura para garantir ao turista conforto e gastronomia criativa regional de muita qualidade, sempre elogiada por quem as visita.

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Um dos mais belos cartões postais de Aracaju é a Orla Pôr do Sol, no Rio Vaza Barris. Na região, entre manguezais preservados, estão a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados, surgindo ao sabor das marés.

O lugar tranquilo e paradisíaco é um convite a vivenciar momentos mágicos e inesquecíveis, contemplando a biodiversidade dos manguezais e o voo sossegado das garças brancas. Na Foz do Rio Vaza Barris, está a Ilha dos Namorados, que, com infraestrutura ímpar, garante um banho reconfortante em águas calmas, lazer e diversão para todas as idades.

10 destinos com praia e sol o ano inteiro em Sergipe! 1

LITORAL SUL

Ao sul, você terá a oportunidade de conhecer os ricos manguezais. Tomar banho de rio, mar e passear em belas dunas. Além disso, com a construção das Pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, a região tem ótimas opções de acesso, com uma rodovia tranquila, segura e com uma paisagem deslumbrante.

Praia do Saco

Na divisa de Sergipe e Bahia, a Praia do Saco, classificada como uma das mais belas do mundo pela publicação francesa “Les 100 Plus Belles Plages Du Monde”, encanta por suas águas claras e mornas, areia branca e fina como farinha, e dunas altas.

A marca registrada da região é a Ponta do Saco, um istmo que avança pela chamada Baía de Estância, conformada pelo Rio Real e vários outros. Do outro lado, está a povoação de Mangue Seco, que apesar de estar em território baiano é mais facilmente acessível através de Sergipe.

Ilha da Sogra

Na região da Praia do Saco, um passeio imperdível é ir à Ilha da Sogra. Uma ilhota entre rio e mar que, segundo uma lenda, foi local escolhido por um pescador nativo para abandonar a sogra. A ilha é extraordinária e possui cerca de um quilômetro de extensão. De um lado, o visitante pode tomar banho de rio, em água salobra, e do outro, tomar banho no mar aberto onde a temperatura da água é mais quente.

Praia do Abaís

Ainda no município de Estância, a Praia do Abaís é a opção para quem gosta de praia com mais ondas, para praticar esportes como o surf, ou kitesurf. As crianças, e até mesmo os adultos, vão adorar mergulhar na Lagoa Azul, também conhecida como lagoa do Abaís, e poder alimentar os enormes tambaquis que estão acostumados com a presença humana e se aproximam sem cerimônia.

Praia da Caueira

Mais próxima à capital, no Município de Itaporanga d’Ajuda, a praia da Caueira é mais urbanizada e tem ondas fortes, ótimas para a prática de esportes radicais como surf, bodyboard, kitesurf ou fazer longas caminhadas.

LITORAL NORTE

Barra dos Coqueiros

Ao norte, basta cruzar o Rio Sergipe para rapidamente alcançar a Praia de Atalaia Nova e imediatamente sair-se do ambiente urbano para uma charmosa povoação localizada na Ilha de Santa Luzia, município de Barra dos Coqueiros, parte mar, parte rio – e com uma privilegiada visão de Aracaju.

A praia é um convite a um passeio romântico, pois a natureza está a seu favor. Por um lado, pode-se ver o nascer do sol, e por outro, o pôr do sol na beira do rio. Com um pouco de sorte, botos aparecerão para dar o seu espetáculo. Além disso, sua paisagem é emoldurada por coqueiros.

Além da Praia de Atalaia Nova, há a Praia da Costa, com ampla faixa de areia, e mar de águas mornas. Próximo ao Porto de Sergipe, encontra-se a Praia do Jatobá, bastante procurada por surfistas.

Pirambu

Saindo da Ilha de Santa Luzia, cruzando o Rio Japaratuba, você chegará a Pirambu. Praia de ondas fortes e areias douradas, tem grande parte protegida pela Reserva Ecológica de Santa Isabel, que protege e fiscaliza a desova de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Em Pirambu encontra-se a base mãe do Projeto Tamar, assim chamada por ter sido a pioneira no Brasil no projeto de preservação das tartarugas marinhas.

10 destinos com praia e sol o ano inteiro em Sergipe! 2

Pacatuba

Quando se fala em pantanal, ninguém imagina Sergipe! Mas neste Estado nordestino temos uma das paisagens mais inusitadas: o Pantanal de Pacatuba. Uma planície inundada que fica a menos de duas horas de Aracaju e guarda um dos visuais mais interessantes de todo o Litoral Brasileiro!

É o maior aquífero do Nordeste, onde a água potável é abundante. São 40 KM² interligados por lagoas e cobertos por plantas típicas de áreas alagadas, como juncos, aguapés, aningas e macroalgas.

O Pantanal reúne uma biodiversidade inigualável, unindo na mesma região pantanais, manguezais, dunas, mar, Mata Atlântica e uma fauna muito rica, formada por lontras, capivaras, jacarés-de-papo-amarelo e mais de 100 espécies de aves. Um exemplar único em todo o Nordeste, a região ainda revela paisagens extremamente belas, intocadas e prontas para dar aos turistas o prazer de visitar um paraíso onde fauna e flora ainda não sofreram interferência e um verdadeiro berçário de vida marinha!

Brejo Grande – Foz do São Francisco

A última praia do litoral norte sergipano, ou a primeira, a depender de onde se inicia a viagem, está no Município de Brejo Grande. É ali que está a Foz do Rio São Francisco. Por causa de sua formação geológica, o município é quase todo feito de dunas e restingas, intercaladas por lagoas e apicuns, e de onde se pode visualizar o encontro do Velho Chico com o Oceano Atlântico.

É neste cenário que fica o Cabeço: situado nas margens do Rio São Francisco, um povoado que era uma comunidade tradicional de pescadores e foram obrigados a fugir das forças das águas por conta da diminuição da vazão do São Francisco, quando no represamento em 1995 para construção da Usina de Xingó. Um farol construído pelos holandeses em 1870, cravado no meio do mar, é testemunha dessa história e da antiga vila que está agora submersa aos seus pés.

Fale a verdade: já deu pra sentir que Sergipe é bom demais! Agora venha sentir de perto os encantos da terrinha e tenha a certeza.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *